Você está aqui: Home » Áreas de Atuação » Geotecnologias

Geotecnologias

Desenvolvimento de atividades relacionadas ao uso de Geotecnologias aplicadas ao desenvolvimento de estudos e realização de inspeções técnicas para acompanhamento de obras, exercida junto a instituições públicas e privadas, com atuação em diferentes etapas dos empreendimentos.

Geotecnologias
Geotecnologias

Atividades relacionadas a Geotecnologias, destacamos:

Coleta de Dados com Sensores Laser

Utilização da tecnologia MMS – Mobile Mapping System, para representação das variações do relevo obtidas com a coleta de pontos de sensor a laser com tomada do plano topográfico (em solo), devidamente georreferenciado com pontos de controle de campo de precisão submétrica, com densidade mínima de 50 (cinquenta) pontos por metro quadrado (50 pt / m2), gerando um MDT na escala 1:500, PEC Classe “A” (Planimétrico e Altimétrico), acrescido de curvas de níveis a cada 50 centímetro e de imagem produzida a partir da composição da nuvem de pontos produzida pela intensidade do sinal;

Coleta de Dados com Drones

Utilização de equipamentos e equipes técnicas especializadas em coleta e tratamento cartográfico com uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs/Drones), Imageamentos auxiliares, Inspeções (Obras, Imobiliárias, Ferroviária, Linhas de Trasmissão, etc).

Expertise na geração, processamento e disponibilização de dados através de Sistemas de Informações Geográficas (SIG).

Tratamento de imagens aerofotogramétricas

  • Aerotriangulação: A partir dos dados coletados no apoio de campo, é iniciado o processo de aerotriangulação com determinação simultânea das posições, atitudes de cada fotografia digital. Este processo é realizado de forma semiautomática usando softwares apropriados para tal fim, onde os pontos de apoio são medidos interativamente, com precisão em diferentes escalas;
  • Geração do Modelo Digital do Terreno e Modelo Digital de Superfície ou Elevação: A partir dos elementos cartográficos planialtimétrico através de equipamentos e softwares apropriados, é produzido o MDT de alta precisão que representa por meio de uma superfície a altimetria e declividade da área a ser ortorretificada. Através de estereoscopia é gerado o MDT e o MDE\MDS. Os MDT´s são gerados em diferentes escalas.
  • Geração de Curvas de Nível: Produção de curvas de nível equidistantes de um em 1 (um) metro, através de restituição estereofotogramétrica.
  • Geração de Ortofotos Digitais: Com a utilização do MDT e os pontos de apoio, são geradas as imagens ortorretificadas, o que garante que tenham escala constante e que estejam, portanto, corrigidas do deslocamento de relevo. A retificação diferencial da imagem digital de cada ortofoto é realizada com emprego de programas especialmente desenvolvidos para este fim. Produção de ortofotos com precisão em diferentes escalas.
  • Restituição Estereofotogrametrica Planialtimétrica: A partir dos pares estereoscópicos obtidos na aerotriangulação, é realizada a restituição estereofotogrametrica planialtimétrica cadastral em diferentes escalas com curvas de nível com equidistância de 1 metro.
  • Reambulação: Concluída a etapa de restituição e iniciando a elaboração dos produtos finais, todas as folhas são analisadas, com o objetivo de serem realizadas as verificações e correções necessárias em campo, bem como, para assinalar as dúvidas surgidas na restituição. Esta etapa de reambulação consistiu na verificação e complementação, dos trabalhos de restituição a partir das cópias obtidas na plotagem acima mencionada.

Aplicação de Algumas Ferramentas de Geotecnologias

  • Utilização de diverentes ferramentas como: (ArcGis, Envi, Qgis e Global Mapper) para tratamento e georreferenciamento de dados geográficos que possibilitem a identificação da topografia da área a ser estudada. A partir de imagens de satélites e/ou ortofotos obtidas por vôos convencionais ou pelo uso de Drones, e, com a adoção de pontos de controle coletados por GPS de precisão, é possivel a determinação do MDT que irá subsidiar, entre outros estudos, as simulações de estudo de traçados;
  • Estudos de traçados viários usando a ferramenta TRIMBLE QUANTM® com a definição de cenários de estudo; coleta, organização, sistematização das bases de informações cartográficas e temáticas existentes para o ambiente QUANTM®; compatibilização de sistemas de projeção cartográfica e formato de arquivos digitais para o ambiente QUANTM®; análise de alternativas de traçados de sistema viário com sistema de modelagem QUANTM®; e produção de animação 3D de traçado projetado sobre base de imagem georreferenciada.

Apresentações de projetos de engenharia rodoviária em ambiente de realidade virtual 3D com a plataforma Autodesk InfraWorks integrado ao Civil 3D, projetando os projetos geométricos sobre as superfícies de modelos digitais de terreno tendo as ortoimagens como fundo de referência.

Galeria imagens abrir