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Estudo de Traçado

Desenvolvimento de estudos de alternativas de Traçados para subsidio aos Estudos de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental e Anteprojetos de Engenharia, de empreendimentos relacionados a Infraestrutura de Transporte Terrestre, adotando técnicas de mapeamento topográfico e de composição de mapas geológico/geotécnico para caracterização das áreas objeto de estudo e que irão customizar ferramentas de simulação de alternativas de traçado como Trimble QUANTM®.

Estudo de Traçado
Estudo de Traçado

Para a aplicação da ferramenta, são inseridos os dados de entrada no programa que são relevantes para análise regional da área de estudo, como Modelo Digital de Terreno (MDT), onde utilizamos diferentes ferramentas (ArcGis, Envi, Qgis e Global Mapper) para tratamento e georreferenciamento de dados geográficos que possibilitem a identificação da topografia da área a ser estudada. A partir de imagens de satélites e/ou ortofotos obtidas por vôos convencionais ou pelo uso de Drones, e, com a adoção de pontos de controle coletados por GPS de precisão, é possível a determinação do MDT que irá subsidiar a simulação dos traçados.

Além do MDT, também são inseridos os seguintes dados: rodovias existentes, rodovias planejadas, hidrografia, áreas de restrição (unidades de conservação, áreas urbanas específicas, terras indígenas), concessões minerais, hidrovias, dutovias (gás, petróleo), áreas sensíveis à ocupação humana e geologia local. Esses dados influenciam diretamente na diretriz para o planejamento e na identificação preliminar de traçado.

Paralelamente à inserção dos dados anteriormente mencionados, calibraram-se os parâmetros de padrões geométricos da classe da rodovia de acordo com as recomendações do Manual de Projeto Geométrico de Rodovias Rurais – DNIT, bem como a alimentação do sistema com dados geológicos da região, de extrema relevância para os devidos estudos, e posteriormente, ajusta-se os parâmetros de custos oriundos do  sistema de custo Novo SICRO nas diferentes fases de implantação de um projeto viário, possibilitando assim que sejam utilizados como referências para qualificação entre os diferentes alternativas de traçados propostos pelo ferramenta Trimble QUANTM®.

A caracterização dos mapas geológicos geotécnicos visam fornecer, dentro dos limites da escala, uma visão mais completa da geologia da área, expressa em termos das unidades litoestratigráficas, do posicionamento das rochas no tempo e no espaço, da disposição estrutural e da história evolutiva no tempo geológico.

Num contexto pragmático deverão permitir que se interpretem os sítios mais favoráveis aos diversos tipos de uso do meio físico, neste caso, na implantação de obras de infraestrutura de transporte terrestre.

As feições de relevo representam na maioria das vezes o arcabouço tectônico e estrutural de uma região. A delineação das cristas, vales e alinhamento de drenagens são de grande importância para entendimento do comportamento estrutural das rochas, pois são o reflexo de estruturas tipos fraturas e falhas existentes nas rochas, conhecidas na geologia de engenharia como descontinuidades.

Com o objetivo de subsidiar os estudos que antecedem as fases de projeto com informações de qualidade, utilizamos uma metodologia de estimativa de volumes baseadas em critérios geológicos geotécnicos integradas em ambiente da ferramenta Trimble QUANTM®, de modo que os estudos proporcionem resultados mais próximos da realiade em relação à movimentação de massas, que das disciplinas que constituem um projeto rodoviário, são as mais onereosa, orientando assim e distinguindo de maneira mais precisa os materiais de 1ª, 2ª e 3ª categorias ao longo do trecho estudado.

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