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Engenharia Consultiva

Desenvolvimento de atividades relacionadas a Engenharia Consultiva aplicadas a Infraestrutura de Transporte e exercidas junto a instituições Públicas e Privadas, com atuação em diferentes etapas dos empreendimentos.

Engenharia Consultiva
Engenharia Consultiva

Atividades relacionadas a Engenharia Consultiva destacamos:

Prestação de Serviços Técnicos Especializados no Assessoramento em Gestão Pública e Engenharia Consultiva no âmbito da Diretoria de Planejamento e Pesquisa – DPP/DNIT contemplando os serviços de:

a) Assessoria Técnica – Administrativa às Coordenações;

b) Assessoria de controle externo;

c) Escritório de Gerenciamento e Projetos;

d)Divisão de desenvolvimento e acompanhamento;

e) Coordenação técnica, gerenciamento e comunicação ambiental;

f) Assessoria orçamentário-financeira e contratações;

g) Assessoria técnica ambiental;

h) Aquisição e consolidação de informações referente a As built, EVTEA e Estudos e Projetos;

i) Gestão do SNV, Gestão da CIDE e Transferência da infraestrutura de transportes;

j) Levantamentos de campo GNSS – Aerolevantamentos via Drones;

k) Geração e avaliação de Ortoimagens e MDT;

l) Estudos de Traçados + BIM;

m) Apoio Técnico para elaboração da Proposta Orçamentária e do Plano Plurianual das áreas finalísticas do DNIT e para o Planejamento da Infraestrutura de Transportes;

n) Assessoria ao Planejamento e Gestão;

o) Assessoria à Gestão de Informação;

p) Assessoria Administrativa;

q) Assessoria Técnica;

r) Assessoria ao PROFAIXA;

s) Assessoria Técnico-Administrativa;

t) Apoio Técnico ao Desenvolvimento de projetos;

u) Coordenação de Projetos de Construção Rodoviária;

v) Coordenação de Projetos de Manutenção e Restauração Rodoviária;

w) Coordenação de Projetos de Estruturas;

x) Assessoria no Desenvolvimento de Pesquisas;

y) Assessoria para Publicações Técnicas e Parcerias;

 Gerência de Pavimentos

Desenvolvimento e implantação um Sistema de Gerência de Pavimentos, com módulos de integração a ferramentas de gestão de contatos, ao Modelo de Padrão de Desempenho HDM-4 e com os procedimentos previstos na Metodologia do Highway Capacity Manual – HCM;

Inventários e Avaliações de Campo

  • Caracterização visual de vias (urbanas e rurais) obtidas imagens contínuas no plano topográfico da via, constituindo um registro em vídeo de alta resolução (HD).
  • Caracterização funcional de vias (urbanas e rurais) por meio do levantamento da irregularidade longitudinal (IRI), desenvolvidos conforme procedimento Classe II (sem contato) de acordo com a classificação do “HPMS Field Manual”, e pelo inventário da superfície dos pavimentos realizado por meio do Levantamento Visual Contínuo – LVC.
  • Caracterização estrutural de vias (urbanas e rurais) para a definição da bacia de deformação das estruturas dos pavimentos com deflectômetros de impacto FWD conforme normativo DNER PR0-273/96.
  • Cadastros e avaliações de obras-de-arte especiais conforme preconiza a Norma DNIT – 010/2004 -PRO, localizadas em diferentes vias, urbanas e rurais.
  • Realização de Estudos de Tráfego para atendimento das demandas de EVTEA, Anteprojeto de Engenharia e Projeto Básico/Executivos, cujo objetivo foi fornecer dados de tráfego necessários à caracterização operacional do trecho e em conformidade com as prescrições contidas no Manual de Estudo de Tráfego (DNIT-2006);
  • Cálculo do número N, ano a ano, de acordo com o prescrito na IS-201, para o período determinado no estudo, segundo os fatores de veículos AASHTO e USAGE;

Desenvolvimentos de Estudos

 a) Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica e Ambiental (EVTEA)

b) Estudos de Traçados utilizando os recursos da tecnologia de geoprocessamento e da ferramenta e Trimble Quantm;

c) Mapeamento Geológico e Geotécnico Expedito, em conformidade com a Instrução de Serviço – IS/DG/DNIT No. 01 de 23/01/2018;

d) Gerência de Pavimento (rede/projeto)

  •  Análise de Condição da Malha Viária
  •  Indicação de Solução Técnica
  • Priorização de Segmentos
  • Levantamento de quantitativo e orçamento

e) Fases preliminares aos Anteprojetos de Engenharia / Projetos Básico-Executivo

  • Estudos de Tráfego
  • Estudos Geológicos
  • Estudos Hidrológicos
  • Estudos Topográficos
  • Estudos Geotécnicos

g) Plano Básico Ambiental – PBA

Desenvolvimentos de Anteprojetos de Engenharia / Projetos Básico-Executivo

  • Geométrico
  • Terraplenagem
  • Drenagem
  • Pavimentação
  • Interseções, Retornos e Acessos
  • Obras-de-arte Especiais
  • Sinalização
  • Paisagismo
  • Dispositivos de Segurança (defensas e barreiras)
  • Desapropriação
  • Composição e Orçamento

Supervisão de ações em Empreendimentos

a) Acompanhamento Técnico e Controle das Obras;

b) Supervisão e Apoio à Fiscalização das Obras e Serviços;

c) Supervisão e Apoio à Fiscalização na Execução das Obras de Conservação Integrantes das Ações de Manutenção Rodoviária;

d) Supervisão e Apoio à Fiscalização na Inspeção Extraordinária de Obras de Artes Especiais;

e) Levantamento de Dados e Informações de Obras de Arte Especiais, Necessários e Suficientes para Elaboração de Anteprojeto do PROARTE;

f) Realizar os Levantamentos para Projetos do Programa CREMA conforme a Instrução de Serviço/DG n°06, de 29 de abril de 2016 ou normativas pertinentes à mesma;

g) Apoio à Fiscalização na Elaboração Projetos do Programa CREMA;

h) Realizar Levantamentos do Índice de Condição da Manutenção – ICM;

i) Apoiar a Setorial de Manutenção e Restauração da Superintendência Regional na Realização de Levantamentos e Ensaios Especiais.

 

Serviços especializados na área de consultoria para desenvolvimento de estudos, programas, projeções e proposições na área rodoviária

a) Análise crítica dos atuais modelos de regulação do governo federal, assim como das agências vinculadas ao ministério da infraestrutura, inerentes às atividades do setor rodoviário;

b) Propostas para alteração dos modelos regulatórios existentes e/ou criação de novos programas de governo, inerentes a regulação na área de transporte Rodoviário;

c) Proposta de estrutura de trabalho do IBL associado às câmaras temáticas da FRENLOGI;

d) PLOA 2020 – Análise e proposições técnicas do setor rodoviário federal.

Realização de estudos de vantajosidade por meio de análise comparativa entre a situação atual x situação com a revisão de Projeto proposto, incluindo análise técnica, econômica e ambiental dos trechos com o mapeamento de oportunidades e riscos, análise ambiental estratégica, além dos detalhamentos técnicos necessários como:

  • Estudos/análises técnicas do cenário atual da BR-163/PA, trecho único (Entr. BR-230/163 – Rurópolis), segmento do KM 676,3 a 732,68; com identificação e análise de fatores socioambientais críticos, identificação de oportunidades e riscos, e análise econômico-financeira de cenários;
  • Avaliação técnica e econômica do pavimento, conforme os cenários propostos;
  • Relatório consolidado.

Etapas do desenvolvimento do Trabalho:

a) Análise Institucional;

b) Análise Técnica;

c) Análise Financeira;

d) Análise Comercial;

e) Análise Social;

f) Análise Ambiental.

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